Inicio > Multimedia, Teoría crítica acumulada > István Mészáros analisa crise mundial e manifestações de rua em entrevista à TV UFMG

István Mészáros analisa crise mundial e manifestações de rua em entrevista à TV UFMG

A TV UFMG recebeu nesta terça-feira, em seus estúdios, o filósofo húngaro e professor emérito da Universidade de Sussex István Mészáros. Ele concedeu entrevista exclusiva ao programa Circuito UFMG, a ser veiculada em dezembro.

Com a participação dos professores Leonardo de Deus, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e Miguel Vedda, da Universidade de Buenos Aires (UBA), a entrevista envolveu ampla temática e teve a produção assistida pela professora Ester Vaisman, do Departamento de Filosofia da Fafich.

Além de abordar a atual crise mundial, Mészáros analisou a situação do Brasil, as recentes manifestações de rua ocorridas no país, várias questões relacionadas às obras de Karl Marx e de seu compatriota e professor György Lukács, bem como aspectos de suas próprias contribuições teóricas, tanto no campo da filosofia quanto no da economia política.

Ancorada por Isabella Melano, a entrevista vai ao ar em edição especial do Circuito, na programação de final de ano da TV UFMG. Criado em 2003, o Circuito apresenta boletim diário com os principais projetos e notícias da Universidade.

Na parte da tarde, Mészáros proferiu a conferência A dialética em Lukács e o enigma do Estado, no auditório do Centro de Atividades Didáticas I (CAD-I), marcando o lançamento de seu livro O conceito de dialética em Lukács, publicado pela Boitempo, juntamente com outros dois títulos da mesma editora: Ontologia do ser social, obra póstuma de Lukács, e György Lukács e a emancipação humana, coletânea organizada por Marcos Del Roio e que conta com artigo assinado por Ester Vaisman.

Video:

Fuente: https://www.ufmg.br/online/arquivos/031126.shtml

  1. Aún no hay comentarios.
  1. No trackbacks yet.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: